Obs: A capacitação do sistema eletrônico de informação – SEI, será feita dentro do cronograma apresentado.

CURSOS
Com certificado
Este curso é online de 20 horas oferecido pelo governo do estado de minas gerais. Após a conclusão do curso, o usuário poderá se cadastrar no sistemas SEI!MG.
Sem certificado
Estão disponíveis 08 videoaulas de 12 minutos cada sobre as principais funções do sistema SEI!MG. Assim que os vídeos forem vistos, o usuário poderá se cadastrar no sistema SEI!MG.
Guia rápido
videos aulas para ajudar operar o sistema

Para que você possa praticar os conhecimentos das aulas, foi disponibilizado um ambiente de treinamento, disponível  em:

  • Usuário: tr2
  • Senha: tr2
  • Órgão: Treinamento
Conheça o sistema SEI

Em nossa primeira aula, faremos um tour pelo sistema conhecendo algumas funções básicas e criando intimidade com sua mesa de trabalho virtual. Você percerá que é mais fácil do que usar o Facebook. Aproveite e boa aula!

Iniciar um processo

Em nossa segunda aula, iremos autuar um processo, ou seja, iniciaremos um processo no nosso sistema SEI. Você perceberá que é bem simples. Aproveite e boa aula!

Inserir um documento externo
Em nossa terceira aula, iremos inserir um documento externo em nosso sistema SEI. É bem simples. Esse documento poderá ser em formato PDF ou de imagem. Documentos externos são todos aqueles que você NÃO faz no seu editor de texto padrão (Word ou Writer). Por exemplo: Nota fiscal, CPF, Título de Eleitor, e-mail e outros documentos advindos de outros sistemas. Aproveite e boa aula!
Criar um documento interno
Seguindo em frente com a nossa maratona SEI, veremos nessa quarta aula como elaborar um documento (interno) dentro do sistema SEI, e por meio dele fazer uma assinatura eletrônica. Tudo isso sem uso de papel ou qualquer outro recurso, é muito simples e fácil. Aproveite e boa aula!
Editar um documento interno
Em nossa quinta aula, conheceremos o editor de texto do SEI. Esse editor agora fará parte do seu dia a dia de trabalho. É tão simples quanto usar o seu, já habitual, Word ou BrOffice. E ainda possui recursos que você não encontra nos editores de texto comuns, como por exemplo, escrever valores financeiros por extenso (olha que maravilha!). O objetivo é que você pare de usar o Word ou BrOffice e passe a usar esse editor de texto. Aproveite e boa aula!
Referenciar documentos e processos
Às vezes precisamos fazer referência a um documento dentro de um processo ou até mesmo fazer referência a um outro processo. Em nossa sexta aula, demonstraremos como é fácil referenciar documentos e processos no sistema SEI. Aproveite e boa aula!
Criar modelo de documento favorito
Sabe aqueles modelos de memorando ou ofício que salvamos para facilitar nossa vida? Ajuda muito no dia a dia, não é mesmo? Pois vejam que maravilha, é possível salvar modelos de documentos no SEI! E todos do seu setor têm acesso. Veja como criar modelos de documentos em nossa sétima aula. Aproveite e boa aula!
Criar bloco de assinatura

Quanto tempo perdemos assinando vários documentos no dia a dia não é mesmo? É muito tempo! Na nossa oitava aula mostraremos como criar blocos de assinatura e disponibilizá-lo para assinatura. Chega de perder horas e horas assinando. Agora você gastará esse tempo com outra atividade. Pode até ser aquele alongamento ou um cafezinho. Aproveite e boa aula!